Entre produção acadêmica e aventura literária
Com seu primeiro livro solo lançado em novembro de 2023, Rômulo Araújo também participa de outras duas publicações – sendo um e-book fruto de trabalho acadêmico e uma antologia de contos de ficção científica – conforme a seguir.
Comunicação Pública – Estratégias na Amazônia Manauara
Este livro é fruto da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), estudo que fora reconhecido como um dos melhores do ano por este programa e que gerou como resultado tal livro.
Consultando documentos oficiais, o livro tem origem na dissertação “Política Pública de Comunicação na Amazônia Manaura: Um olhar sobre a Secretaria Municipal de Comunicação de 2013 a 2020” e apresenta uma abordagem teórica e prática sobre estratégias adotadas e resultados obtidos no período de oito anos pelo órgão responsável por informar sobre ações da Prefeitura de Manaus.
Com um olhar acadêmico a partir da Sociologia e da Comunicação, o estudo explica termos técnicos e ajuda a compreender como novas formas de levar informações ao público foram incorporadas a partir do surgimento de novas tecnologias, aproximando cidadãos do poder público e exigindo de servidores e profissionais da área conhecimentos em outros campos da gestão pública.
O livro foi editado e diagramado pela editora Alexa Cultural com revisão técnica da Editora da Ufam (Edua) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A orientação do estudo é da prof. Dra. Maria Izabel de Medeiros Valle e prefácio da prof. Dra. Marilene Corrêa.
Rádio, ciência e educomunicação: uma proposta para feiras e mercados públicos de Manaus
O título refere-se a um capítulo produzido por Rômulo Araújo sob orientação do prof. Dr. Júlio Shcweickardt e coordenação da prof. Dra. Edilene Mafra do livro na imagem acima, lançado pela FioCruz Amazônia em 2014, reunindo artigos e trabalhos finais dos que concluíram a segunda turma do curso de pós-graduação – em nível de especialização – de Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Ambiente na Amazônia.
Com prefácio do prof. Dr. Odenildo Sena, que já ocupou os postos de Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e de Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o livro reúne 11 estudos que envolvem Comunicação e Ciência, produzido por professores e pós-graduandos daquela turma.
Particularmente, o estudo de Rômulo Araújo apresenta a importância da mídia radiofônica como instrumento de divulgação científica em uma proposta para feiras e mercados, em especial ao histórico Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na área central de Manaus, e agrega ambos como um agente catalisador para promover a educomunicação à sociedade.
O livro pode ser lido/baixado aqui. O capítulo produzido por Rômulo Araújo consta a partir da página 109.
O Arauto e o Astropoeta no início dos dias finais
Pode-se dizer que esta é a aventura mais “fora da curva” na carreira de Rômulo Araújo até aqui. Trata-se de um conto de ficção científica, embora inspirado em fatos reais da vida do autor, que consta em um dos mais clássicos livros do selo Lendari, intitulado “O último Gargalo de Gaia: Distopias, steampunks e dias finais”, lançado em 2017 na Bienal do Rio como livro físico e atualmente disponível em versão digital.
Neste conto, Rômulo Araújo – um admirador dos astros e do desconhecido universo – traz profundas reflexões sobre a existência e o sentido da vida, baseado na experiência de ser pai pela primeira vez e de como isso impacta o rumo de uma caminhada em que passará a pensar não mais apenas por si, mas por outro.
A organização do livro é do jornalista e escritor Mário Bentes.
Foto 1: Lucas Silva / Arquivo pessoal RA