Professou

abr 11, 2022

Sou jornalista e já me perguntaram também – inocentemente, talvez – se eu estava trabalhando ou “só dando aulas”. O irônico é lembrar que um amigo já havia me relatado algo parecido. Mesmo atuando em outro “job”, como dizem, meu silêncio de reflexão foi inevitável.

Lecionar é algo que vai muito além de estar em uma sala de aula, virtual ou presencial. Afinal, aulas e avaliações não se preparam sozinhas. Professores, portanto, trabalham bem antes de chegar ao próprio trabalho e igualmente depois de cumpri-lo.

E falo não só por mim, que estou nessa missão há “apenas” cinco anos, mas lembrando de cada professor e professora que me inspirou e que me inspira e abriram janelas e portas que me ajudaram a encontrar um rumo.

Costumo dizer que, embora professor, me sinto mais um aprendiz. Entre erros e acertos, aprendo quando estudo, quando preparo a aula, quando compartilho e, principalmente, quando ouço o que os alun@s estão pensando.

Em tempos adversos para a educação, aos professores, que tanto lutam e se dedicam, todo o respeito, gratidão e valorização! Sonho com o dia em que esse ofício tenha o justo reconhecimento e remuneração e que não seja visto somente como “dar aulas”.

Give your comment here

O seu endereço de e-mail não será publicado.